UE: ajudar os jovens agricultores
Na União Europeia, apenas 7,6% dos terrenos agrícolas são geridos por agricultores com menos de 35 anos de idade. Amanhã, dia 5 de Junho, o Parlamento Europeu votará um relatório que tem por objectivo dinamizar e facilitar a entrada dos jovens no sector agro-alimentar.
De acordo com os dados disponíveis, mais de metade dos terrenos agrícolas europeus são explorados por agricultores com mais de 55 anos, um quarto por agricultores com mais de 65 anos e apenas 7,6% por agricultores com menos de 35 anos; no entanto, as explorações mais rentáveis são precisamente as destes últimos, mais receptivos à adopção de opções inovadoras e de práticas agrícolas compatíveis com a ecologia e abertos às exigências do mercado.
O relatório aponta crescentes dificuldades com que os jovens empresários agrícolas se deparam, como os elevados custos de instalação, o elevado nível de endividamento e a falta de explorações disponíveis e de formação específica. Além disso, a política agrícola impõe cada vez mais responsabilidades no que se refere ao ambiente, à saúde e ao bem-estar animal, à segurança alimentar e à preservação da paisagem.
Por isso, o documento salienta a necessidade de uma política de apoio aos jovens agricultores e defende que mesmos devem dispor das informações e dos instrumentos de avaliação necessários para avaliar as tendências dos mercados.
Pode assistir à sessão plenária em directo, hoje, dia 4 de Junho, a partir das 15h00 (HEC), e amanhã, dia 5 de Junho, a partir das 09h00 (HEC), clicando aqui.
0 opiniões ↓
Ainda não há opiniões. Inicie o debate submetendo a sua neste formulário.
Comente