publicado em
18 Janeiro 2009 às 10:13

por

etiquetas
Diário 2, direito comercial, notas

Comentários desligados

 


Crescimento na UE: revisão em baixa


Publicado dia 18/01/2020 às 10:13


euro3A Comissão Europeia vai rever amanhã em baixa as suas previsões de crescimento para a União Europeia relativas a este ano, depois da deterioração da situação económica desde as suas últimas estimativas, em Novembro.

Trata-se de uma actualização excepcional das previsões económicas relativas ao período 2008-2010, para as grandes variáveis macro-económicas: crescimento do produto interno bruto (PIB), défice orçamental, dívida pública, inflação e desemprego, entre outras.

Quando foram  divulgadas as estimativas do último Outono, a 3 de Novembro, a Comissão Europeia previa um crescimento do PIB na UE de 1,4% em 2008, de 0,2% em 2009 e de 1,1% em 2010. Amanhã serão analisadas as novas previsões até 2010 - apresentadas pelo comissário europeu de Economia e Finanças, Joaquin Almunia - e feito o ponto da situação dos planos nacionais de relançamento económico.

Uma maioria de Estados membros, entre os quais se inclui Portugal, apresentou planos de recuperação económica, que no seu total se elevam a cerca de 1% do PIB da UE, em vez dos 1,2% inicialmente pretendidos.

Recorde-se que o Governo português aprovou e vai propor à Assembleia da República o Orçamento Suplementar para 2009 e a revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), prevendo uma queda do PIB igual a 0,8% este ano, com a taxa de desemprego a agravar-se para os 8,5%, a inflação a ficar em 1,2% e o défice a subir para 3,9% do PIB. No Orçamento de Estado para 2009, em vigor desde 1 de Janeiro, o Governo contava com um crescimento económico igual a 0,6%, uma taxa de desemprego igual a 7,6%, a inflação nos 2,5% e o défice nos 2,2%.

Recentes:
- Parliament votes for compulsory made-in labels
- EU lobbyist register to become mandatory by 2017
- EU “has the power” to put in place a universal basic income
- SIDC: Direito à Imagem
- SIDC: Direito à Privacidade e Direito à intimidade
- Direito à Informação e Proteção de Dados (slideshow)
- Direitos Fundamentais versus Direitos de Personalidade
- Protecção de dados e direito à privacidade: novo slideshow