publicado em
14 Outubro 2008 às 11:27

por

etiquetas
textos

2 opiniões

 


Prazos de pagamento do Imposto Único de Circulação


Publicado dia 14/10/2020 às 11:27


Cara Sandra Rosa

A sua dúvida é pertinente, até porque deve ser comum a muita gente, que por uma qualquer razão adquiriu uma viatura num país da União Europeia, o que é hoje não é difícil devido à livre de circulação de bens e pessoas.

Além da facilidade de aquisição, muitas vezes os preços das viaturas são bastante mais baixos que em Portugal, o que não deixa de ser tomado em conta, quando se pretende adquirir um bem com um valor de certa forma elevado para os nossos padrões de vida.

A legalização de viaturas em Portugal, é um processo muito mais simples do que era no passado, e até de certo  modo, barata, o que aumenta ainda mais a procura de veículos fora de Portugal, porque de facto compensa bastante, apesar dos custos inerentes à legalização.

Quanto à legalização e independentemente do mês em que isso se processa em Portugal, não é indicativo para o pagamento do Imposto Único de Circulação.

A lei estabelece que, a data da aquisição inicial é que determina o mês do pagamento do IUC, como poderá verificar na legislação.

Assim, para o pagamento do respectivo imposto o mês da matrícula é de facto o da matrícula inicial, ou seja o da aquisição da viatura em França.

2 opiniões ↓

#1 Carlos Alberto em 10.19.08 às 13:34

Olá !
Apenas uma correcção. O mês de pagamento do Imposto Único de Circulação não é o mês da matrícula inicial mas sim o mês da matrícula portuguesa, ou seja por exemplo um veículo com a 1ª matrícula estrangeira de Janeiro de 2000 e matrícula portuguesa de Setembro de 2008, paga todos os anos durante o mês de Setembro.

#2 Armando em 10.20.08 às 00:24

o Carlos tem razão o imposto é pago no mês da matricula portuguesa.

Recentes:
- A conformidade do Projeto Lei n.º61/XIII - em discussão na AR – com a CDPD – apontamento
- DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE – Testamento Vital (conclusão)
- DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE – Testamento Vital (V)
- DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE – Testamento Vital (IV)
- DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE – Testamento Vital (III)
- DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE – Testamento Vital (II)
- DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE – Testamento Vital (I)
- IBEA SIDC: Estatuto do Idoso