publicado em
14 Novembro 2006 às 11:40

por

etiquetas
Mestrado, notas

Comentários fechados em Mestrado – Sugestões bibliográficas

 


Mestrado – Sugestões bibliográficas


Publicado dia 14/11/2006 às 11:40


Sem prejuízo das pesquisas a levar a cabo por cada Mestrando relativamente ao seu tema de Relatório, sugerem-se algumas obras de bibliografia básica na área do Direito Civil.

Começando por um texto generalista mas de grande interesse para quem pensa e investiga no domínio da ciência jurídica, recomenda-se a leitura de “Memória, Método e Direito”, de Paulo Ferreira da Cunha, ed. Almedina. Ainda no âmbito da cultura geral alargada, vejam-se os seguintes livros: “Escritos Vários sobre Direitos Fundamentais”, de Jorge Miranda, ed. Principia; “Ética e Direito”, de Chaïm Perelman, ed. Instituto Piaget; “Direitos Humanos uma nova perspectiva”, de John Galtung, ed. Instituto Piaget; “Direitos do Homem uma agenda para o sec. XXI”, de Angela Hegarthy e Siobhan Leonard, ed. Instituto Piaget.

Passando a obras fundamentais no ramo do Direito Civil, são incontornáveis os seguintes livros e autores: Código Civil Anotado por Pires de Lima e Antunes Varela (Edição Revista e Actualizada Coimbra Editora); “Teoria Geral do Direito Civil”, 4ª edição (2005), de António Pinto Monteiro e Paulo Mota Pinto, ed. Coimbra Editora; “Direito Civil – Teoria Geral” (3 Volumes), de José de Oliveira Ascensão, ed. Coimbra Editora 2002; “Direito das Obrigações” (3 Volumes), de Luís de Menezes Leitão, ed. Almedina; “Das Obrigações em Geral” (2 Volumes), de Antunes Varela, ed. Almedina; “Obrigações reais e ónus reais”, Manuel Henrique Mesquita, ed. Almedina.

 

Recentes:
- Supremo condena AdC a instaurar inquérito contra Tabaqueira
- John McAfee on the Erosion of Privacy and Freedom
- Eutanásia: Morrer é terapia?
- Juros de mora comerciais – 2º semestre de 2016
- Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados: Notas II
- Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados: Notas I
- A conformidade do Projeto Lei n.º61/XIII – em discussão na AR – com a CDPD – apontamento
- DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE – Testamento Vital (conclusão)