publicado em
15 Dezembro 2005 às 18:41

por

etiquetas
notas

Comentários desligados

 


Bem vindo, caro leitor
O artigo contendo o que procurou em www.bing.com, "direito da economia", encontra-se abaixo. Permita-me sugerir ainda os seguintes textos seleccionados com base na sua pesquisa (sem esquecer a pesquisa interna, no menu de topo):
No related posts.

Se a leitura for útil, adicione às suas bookmarks, subscreva o feed ou receba por e-mail.

Direito económico ou direito da economia?


Publicado dia 15/12/2005 às 06:41


A questão da designação deste ramo do direito tem revestido alguma controvérsia, se bem que, na actualidade, tal seja mais uma preciosidade linguística do que a expressão de uma verdadeira diferença de conteúdos. No entanto, de um ponto de vista histórico, pode dizer-se que a expressão Direito da Economia traduziria uma inclusão deste no âmbito do direito público, enquanto que a preferência pela designação alternativa sugeria a valorização da natureza mista (em grande parte direito público, mas também com matérias jurídico-privadas, sobretudo na área dos contratos de financiamento). Por outro lado, a doutrina alemã sempre usou mais a expressão “direito da economia”, enquanto os franceses preferem “direito económico” (e, com o acréscimo da vertente regulatória, há que sublinhar a inegável expansão de um direito administrativo da economia). No entanto, e sem prejuízo da unidade sistemática que o caracteriza, o direito económico “merece” esta designação preferencial para fazer jus à dupla natureza, pública e privada, das matérias que trata, dentro do seu escopo final – a ordenação jurídica, de um ponto de vista da implantação de um determinado modelo, preferido pelo Estado e consagrado na Constituição, da vida económica.
Quanto à designação de “direito empresarial”, é uma simples aproximação pedagógica, uma cedência à arrumação articulada de um conjunto de matérias que, centradas embora no direito económico, o transcendem pontualmente, com vista a englobar outros olhares essenciais à vida das empresas e sem se restringir ao âmbito do direito privado específico – o direito comercial.

Recentes:
- Os novos donos de Portugal
- TTIP negotiators get an earful from American critics
- The Bloomberg Job Skills Report: What Recruiters Really Want
- Concorrência aprova aquisição da AMS pela Portucel
- Internet of Things: Can We Find a Balance Between Security and Convenience?
- No Digital Europe without a strong Telecom Single Market
- Prémio APAV para a Investigação 2015
- Portugal aderiu ao novo banco internacional proposto pela China